SALVE, SALVE... A PRIMEIRA IMPRESSÃO TAMBÉM VALE !
Guararema se parece com Seahaven, a cidade protótipo de Truman. Truman é o personagem do filme O SHOW DE TRUMAN – O SHOW DA VIDA, produzido em 1998 e que teve enorme sucesso. Coincidência ou não, no ano seguinte foi lançado o programa BIG BROTHER, um tipo de reality show, programa televisivo baseado na vida real.
Conforme consta na Wikipedia (ver detalhes no blog – odiariodeguararema.blogspot.com), “Truman Burbank viveu toda a sua vida, mesmo antes de seu nascimento, na frente das câmeras do Show de Truman, apesar dele mesmo não saber disso. A vida de Truman é filmada através de milhares de câmeras escondidas, 24 horas por dia, sendo transmitido ao vivo para todo o mundo, permitindo que o produtor executivo Christof capture emoções reais de Truman e comportamento humano ao colocá-lo em certas situações. A cidade de Truman, Seahaven, é um cenário completo construído dentro de um enorme domo e povoada pelos atores e a equipe do programa, permitindo que Christof controle todos os aspectos da vida de Truman, até o tempo...”
A idéia de resgatar este filme é lembrar que há bem pouco tempo, Guararema gerava um ambiente adequado a esse tipo de filmagem do crescimento dos adolescentes naturais. Há cinco ou dez anos passados, se sentia no ar um certo tom conspiratório de vigilância mais constante principalmente sobre os jovens e adolescentes. Hoje, não tanto.
O objetivo deste resgate é identificarmos as causas dessa “sensação” de vigilância, ver se o comportamento geral era pautado por essa espécie de controle e, se os jovens, ao extrapolar as divisas do município, indo estudar fora ou até morar em outras cidades, davam, deram ou estão dando margem à “liberdade” conquistada, desafogando o ímpeto transformador e batalhador natural da juventude e se posicionando livremente como nunca imaginado.
A primeira impressão valeu muito. Hoje, 31 de janeiro de 2012, recebi de um colaborador que está pesquisando entre seus familiares que, um jovem estudante, seu sobrinho, se integrou de tal forma no ambiente universitário que hoje já se coloca como socialista. Esta primeira impressão nos entusiasma em dar continuidade à pesquisa.
Aguarde que vem mais. Um abraço. Julio Miyazawa.