sábado, 19 de maio de 2012

DEU NA FOLHA DE MOGI: PREFEITO MÁRCIO ALVINO

DE GUARAREMA E SEU ASSESSOR "JABÁ" SÃO ACUSADOS DE AGREDIR MORADOR.
VEJA NO BLOG: ODIARIODEGUARAREMA.BLOGSPOT.COM


terça-feira, 8 de maio de 2012

CRÔNICA SALUDANDO A NOVA OBRA

Obs.: Já tinha publicado esta crônica no dia 05 passado, no blog auxiliar (odiariodeguararema.blogspot.com) - porém, dado o início da (s) obra (s) sem placa e nenhuma indicação de custo, responsabilidade técnica, licenciamento e o escambau que todo cidadão e toda cidadã teria direito numa administração civilizada, torno a publicar aqui meu protesto por falta de participação da cidadania nas decisões.


 OBRA? ORAS, OBRA SERVE PARA SE GASTAR... 
tendo em vista que não há nenhuma prioridade, vamos comemorar esse tal de Bule, Var.


                                         
                  O BULE "VAR" 


Sobre esse negócio de Bule var, a história que se conta é que, tendo percebido que não havia outra saída, o filho resolveu, então, cumprir o prometido para a mãe, colocando na conta da tal “promessa de campanha.”
Chamou de imediato o seu assessor mais próximo e mandou verificar onde se encontrava essa tal de Bule Var já que as tentativas do pai foram infrutíferas, o que prorrogou por décadas esse transe.
A tentativa do pai foi grande: Chamou os dois secretários de maior confiança e mandou que eles fossem a São Paulo comprar esse tal de Bule Var. Dinheiro não seria problema. Caso precisassem só pedir mais. E assim foi, isto é, foram para a Capital e vasculharam desde os empórios e fabriquetas mais escondidos até os Shoppings freqüentados pelas elites, pois já os existia na época.
Depois de uma semana, ou duas, a história não conta direito, o secretário mais corajoso ligou ao chefe, era assim que se tratavam intimamente. Você e Chefe. De preferência, com maiúscula, o Chefe e você, com minúscula. Ligou e explicou que chegou até a ameaçar com o trabuco os comerciantes que vacilavam na resposta, ou hesitando, como querendo lembrar-se de algo. Mas não encontraram nada parecido. Foram mandados para o Rio de Janeiro porque lá é que chegavam as coisas mais chics dos States.
Nem bem bateu o telefone do telefonema negativo recebido do Rio de Janeiro, saiu precipitadamente e tudo o mais ocorreu com tal rapidez que muita gente de Guararema ainda se lembra. Virou o tronco da bananeira e chispou para as Alterosas para nunca mais ouvir falar desse bule.
Acontece que o jovem tinha mais paciência e assim, convocou todos e todas que estavam ao seu comando, inclusive vereadores e suplentes, e exigiu concentração intensa, no amplo prédio que já podia ser usado, colocando à disposição telefones, celulares, aparelhos de fax, o que quisessem, para descobrir onde comprar esse tal Bule Var. Mas, não veio a luz, por isso, saíram todos desolados e desoladas.
Porém, a faxineira, que ficou o tempo todo lustrando os móveis e as vidraças novas, ouvindo aquela centena de falatório, a idéia entrou em sua cabeça e foi assim que no salão de beleza ela falou para a proprietária: Empresta esta revista? Devolvo logo amanhã mesmo. E levou logo cedo a velha revista, aberta justo na página onde havia uma reportagem de uma artista estrangeira elogiando a calçada musical do “boulevard” da Vila Isabel no Rio de Janeiro. A faxineira mostrou a revista para o seu chefe que mostrou ao chefe do chefe que mostrou ao secretário.
Estava descoberto o mistério. É o que se fala por aí. Ninguém sabe onde foi parar a revista e nem a faxineira.




quinta-feira, 3 de maio de 2012

NÃO FALEI ! A IDÉIA É DEIXAR O BURACO CRESCER...


Peguei no blog HORA H. Dá vontade de ir lá ajudar os/as moradores/as. Já falei antes da minha tese de que essa administração é administração verbinha, isto é, não se preocupa com prevenir, antecipar as providencias porque, como a própria Dilma (presidenta...) administra, o prefeito vai na base do tanto faz.
Depois de ver morros desabando lentamente e ainda assim, gente construindo nesses morros de qualquer jeito (exemplo, Jardim dos Eucaliptos) e outros malfeitos, conclui que esta administração se dá bem com isso porque sempre virá uma verbinha. Só vou parar de falar disso quando eu ver que a prefeitura está se antecipando e abrindo mão de pegar as verbinhas que podem ajudar municípios de menor renda. Leiam abaixo a que ponto chegou o pouco caso (ou aguardando chegar a verbinha...).



 

Moradores do bairro Serrote, em Guararema, decidiram começar a tapar os buracos da Estrada Mário Alves Pereira por conta própria porque cansaram de esperar os serviços da prefeitura. Eles dizem que o trabalho é necessário para que possam ter um pouco mais de dignidade.
A iniciativa começou com o professor universitário José Theodoro da Silva, que todos os dias leva ferramentas para a via para trabalhar. Ele já tapou buracos em dois quilômetros e atraiu seguidores. O esforço é porque atravessar os sete quilômetros da estrada é uma batalha diária.
Demora
Os moradores pedem melhorias há muito tempo. A via, segundo eles, está cheia de buracos há dez anos. O problema já cansou tanto que o caso foi parar no Ministério Público em 2008, mas acabou arquivado.
Desde então, o presidente da associação do bairro, Airton Carvalho Nascimento, coleciona apelos que foram feitos, mas não foram atendidos.
Em fevereiro de 2012, os moradores entregaram ao Ministério Público de São Paulo um documento em que afirmam que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou uma verba de mais de R$ 3,3 milhões em 2007 para a recuperação da estrada. Na época, a responsável pela obra foi a Construtora Delta, a mesma que é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por ter ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Mas as melhorias não foram feitas porque, segundo os moradores, em 2008, em uma sessão na Câmara de Guararema, os vereadores decidiram usar esse dinheiro em obras em ruas do Centro.
Respostas
A Prefeitura de Guararema disse que a pavimentação da Estrada Mário Alves Pereira foi incluída como urgente na Agenda Metropolitana, elaborada pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e apresentada para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano. As solicitações estão em análise.
A construtora Delta disse que a obra faz parte do Programa de Recuperação de Estradas Vicinais do Estado de São Paulo e foi feita em 42 vias, incluindo esta estrada. Os serviços foram entregues há três anos. Segundo a empresa, depois da obra a responsabilidade de conservação e manutenção é da prefeitura do município.
O DER, que contratou a construtora, confirmou as informações e acrescentou que o trabalho feito foi de recapeamento e sinalização básica.
Já o Ministério Público informou que foi instaurado um inquérito civil e foi solicitado que a prefeitura entregue documentos para comprovar a manutenção feita na estrada.

Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke)

Leiam  mais crônicas do  blog http://horahjornalverdade.blogspot.com

Estamos no FaceBook perfil Crônicas hora h,http://www.facebook.com/cronicas.horah

terça-feira, 1 de maio de 2012

DEU NOS JORNAIS DA SEMANA




UM GIRO PELAS NOTÍCIAS DOS JORNAIS DA SEMANA:


Pode ver a cara meio sem jeito do Governador Geraldo Alckmin (PSDB) na foto com o Prefeito Márcio Alvino e o  Deputado André do Prado, ambos do PR – Partido da República, que saiu na edição nº 248 pg. 7 do jornal Novo Tempo Guararema desta semana. Acho que esse meio sem jeito é porque o governador continua aborrecido pelo fato de que o prefeito não construiu a sede para o Corpo de Bombeiros que ele havia prometido em público, que seria naquele belo terreno da Av. Lucas Nogueira Garcez, aqui no centro.
Aliás, são vários fatores pelos quais Alckmin anda aborrecido, já falei um pouco disso... Bem, a foto era para ilustrar a matéria de capa da Edição que fala da CARRETA VIA RÁPIDA que já está instalada no Parateí com previsão para começar o curso de corte e costura nesta semana.
Foi também matéria de capa a reportagem “ESCOLA ATENDERÁ MAIS DE 200 CRIANÇAS” e em texto menor informa que, em parceria com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), foi realizada capacitação para a equipe de professores e diretores da rede municipal, para formar equipe para a EMEC – Escola Municipal de Educação Complementar.

Fala da necessidade de profissionais e cita alguns que consideram necessários: psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, arte terapia, atendimento educacional especializado junto psicopedagogo.  Ainda fala da inauguração no início deste mês de maio.

Pelo que parece, vai ser inaugurado meio pro-forma, isto é, meio a olho, eis que não se fala em contratação de especialistas e nem de concurso que seria mais conveniente e que evitaria, em primeiro lugar, a preocupação com a manipulação de cargos e também o remanejamento de funcionários/as, ocorrências de cargas suplementares etc.

Já o jornal Gazeta de Guararema chama a atenção, nesta edição (nº 73) pelo esforço de traçar um quadro abrangente do que chamam de DIA DO TRABALHO, em cujo texto procura explicitar um dos embates que  é a tentativa de mascarar a importância dessa data símbolo pela denominação simplória contra a radicalidade da denominação 1º DE MAIO, DIA DOS TRABALHADORES.

Os trabalhadores sabem muito bem que, mesmo havendo o dia primeiro para comemorar, os patrões comemoram o ano todo já que é do trabalho dos trabalhadores que vem a sua riqueza.  Portanto, sempre devemos  lembrar que o primeiro de maio é comemoração porque houve um ano de luta travada enfrentando a exploração capitalista. O Gazeta se posiciona com grande avanço sobre o editorial do outro, o Novo Tempo Guararema que sai com o absurdo  “POLÍTICA, RELIGIÃO E FUTEBOL, NÃO SE DISCUTEM”. 

Este jornal (Gazeta de Guararema) fez questão de colocar a tal foto com o governador Alckmin bem na capa. Logo que você pega o jornal já vê a cara sem graça do governador no meio do Prefeito e do Deputado.  Também anuncia a chamada Escola Municipal de Educação Complementar Adib Sayar. Além do mais, a principal matéria, em grande estilo, mostra foto do Prefeito com  dois assessores no bairro Lambari, planta de obras na mão para anunciar que em sessenta dias iniciará obra de pavimentação para aquele local.

Já na página 11 apresenta a matéria MUNICIPIOS FORMALIZAM ACORDO COM O ESTADO PARA TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. Era um protocolo de intenções dos prefeitos da região com o governador do Estado, neste ato, representado pelo vice-governador Guilherme Afif Domingos. Estava também o presidente da Sabesp e porque não, o deputado André do Prado que destoa um pouco, por não ser prefeito de nenhuma cidade da região. Ah !, na foto, ele estava do lado do Prefeito Márcio Alvino.

Como esse assunto vai demorar um pouco para entrar em debate, teremos tempo para alertar a população em relação aos perigos, principalmente os ambientais, em tratamento térmico de quaisquer tipo de resíduos. Além do mais, chama a atenção para a questão da coleta seletiva uma das prioridades da nossa entidade Ceagua – Centro de Educação Ambiental.

O jornal D Guararema, quinzenal, que está na sua edição 33, traz na capa homenagem ao Dia do Policial Militar, com foto de meia capa, grande chamada pois este jornal é confeccionado na medida especial de 57cm x 32.

A novidade é que tem na página principal um amplo classificado “onde você encontra serviços, negócios e oportunidades” e chama para “anuncie”.

É um jornal composto pelas expressões culturais, do ambiente e meio ambiente, esportivas e de lazer, alavancadas por um eclético conjunto de redatores/as, colaboradores fixos e esporádicos. Este é um jornal que promove a cidade. Já os outros dois, é óbvio, promovem o poder político e econômico da cidade. É de se elogiar o espaço reservado à cultura o que faz desse jornal um atrativo de leitura que ocupa muito bem esse espaço na vida da cidade.

Preciso destacar também o esforço para tratar do meio ambiente. É de se elogiar a matéria O PROBLEMA DAS ENCHENTES – PARTE 2 que caracteriza muito bem, com rigor teórico, o problema das enchentes.  A conclusão dessa parte, que chama a atenção, na questão da prevenção das enchentes, para:

 “um adequado  planejamento territorial e urbano, de uma mudança de cultura ambiental da população e, ainda, de uma correta gestão da administração pública.” (D Guararema nº 33 – 28/04 a 11/05/2012 – pg. 12). Demonstra aí a seriedade com que é tratado o tema, pelos autores e pelo Jornal. Parabéns !