sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Citibank reduz estimativa de crescimento global e aposta em Marina na Presidência


Citibank reduz estimativa de crescimento global e aposta em Marina na Presidência

O Citibank reduziu a estimativa para o crescimento do PIB global em 2014, de 2,81% para 2,80%. Neste ano, o Citi já reduziu em 0,5 ponto percentual a estimativa, conforme relatório divulgado pelo banco. Para 2015, a alta esperada pelo banco é de 3,3%.
O banco destaca que promoveu neste mês reduções expressivas nas projeções de crescimento para vários países, entre eles Argentina, Brasil, China, Dinamarca, Japão, Romênia, Rússia, África do Sul e Suíça. A queda foi compensada pela revisão para cima da estimativa de crescimento americano neste ano e no próximo.
Brasil
Na análise do cenário brasileiro, o Citibank aponta um aumento da popularidade da candidata Marina Silva, do PSB, ante seu antigo aliado, Eduardo Campos, o que deve garantir sua vitória no segundo turno da eleição presidencial, dia 26 de outubro. Com Marina na Presidência, é esperada a implementação de mais políticas econômicas pró-mercado, o que deve permitir um crescimento de 1% do PIB em 2015. Neste ano, porém, o banco reviu para baixo a estimativa de crescimento, de 0,5% para 0,1% agora.
A inflação deve ficar em 6,4% neste ano e subir para 6,8% em 2015, de acordo com o IPCA, estima Marcelo Kfoury, economista do Citibank. O juro básico subiria mais um ponto, para 12% ao ano, voltando a 11% no segundo semestre.
Na área fiscal, a equipe manteve sua visão de que o superávit primário alcançará 1,0% do PIB no final de 2014 e um déficit em conta corrente que deve se estabilizar em um nível ligeiramente abaixo de 4% do PIB, com uma depreciação da moeda no médio e longo prazos.
China, comércio e Europa
Os analistas também indicam uma permanência da preocupação envolvendo a China e seu potencial de crescimento no médio prazo, além de uma provável lentidão do comércio mundial.
Na Europa, apesar do “não” escocês, os movimentos de independência política devem continuar com forte potencial. No curtíssimo prazo, a Catalunha prepara um referendo para tratar do tema no início de novembro.

Festa Junina