Comentários ao texto de Janio de Freitas - No Blog Viomundo - acessado 24/10/2015: Matéria:
Janio de Freitas: A rigor, não se sabe o que será esse mandato. Sabe-se o que não será
publicado em 05 de outubro de 2015 às 01:46
COMENTÁRIOS:
Batista Neto Jose
Interessante
nesse texto é que a abordagem do tema "toma lá dá cá", pelo Janio de
Freitas, me lembra o tratamento dado no Brasil às mulheres vítimas de
abuso sexual. Nesse caso, na política, suja e degradada deliberadamente
pelo sistema criado para que seja assim, a vítima de achaque sistemático
e continuado é considerada é acusada de responsabilidade pelo ataque
que lhe infligem porque a mídia distorce tudo. E o Jânio, falando desse
jeito, não nos ajuda a entender que o buraco é mais embaixo.
nac
11/10/2015 - 07:42
Façamos nós, também, uma mea culpa, nós elegemos esse
Congresso fisiologista temos grande parcela de culpa de tudo que está a
ocorrer, incluindo nossas vicissitudes.
FrancoAtirador
.
Em episódio relatado em seu novo livro o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB)
.
conta que recusou um pedido do deputado Francisco Dornelles (PPB-RJ, hoje PP) para nomear
.
o Deputado Eduardo Cunha [então, também filiado ao PPB-RJ] para a diretoria comercial da Petrobras.
.
Segundo FHC, ele apontou “problemas com esse nome”,
relembrando o período em que Cunha foi presidente da Telerj.
.
“Nós os tiramos de lá no tempo de Itamar Franco porque ele tinha trapalhadas”.
.
Em outro trecho publicado pela piauí, Fernando Henrique relata com detalhes as negociações
para incluir o extinto PPB [antigo PDS, hoje PP] de Dornelles, Paulo Maluf (SP) e Esperidião Amin (SC)
no governo e, assim, viabilizar uma maioria no Congresso que garantisse
a aprovação das reformas cobradas pela sociedade [SIC! Leia-se: FMI].
.
“Parece que o PPB não aceita o Ministério da Reforma Agrária sem o Incra.
.
Luiz Carlos (Santos, PMDB, líder do governo na Câmara)
.
sugeriu que ampliássemos a oferta
.
e incluíssemos o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo (MICT).
.
Isso para mim é dolorido, por causa da Dorothea (Werneck, titular da pasta),
que é uma ministra de quem eu gosto, e ela tinha que ser avisada dessa manobra”,
registra o ex-presidente em 25 de abril de 1996.
.
O relato continua no mesmo dia.
.
“O (Pedro) Malan (ministro da Fazenda) veio com aquela
de que não quer saber do Dornelles (no MICT),
eu expliquei as circunstâncias e tal,
e ele disse que a Dorothea estava magoada.
Claro, eu sei que ela está magoada (…)
Fui à casa da Dorothea. Eu tinha que ir (…)
Dorothea é uma pessoa admirável
e fui ficando com raiva de mim mesmo.
.
Porque na verdade eu fiz a escolha de Sofia,
não tinha jeito, eu sei que não tem jeito,
porque ou tem o PPB [de José Janene],
ou não passam as reformas,
mas justamente em cima da Dorothea
é uma coisa muito pesada para ela e para mim (…)
.
Enfim, começo a sentir o travo amargo do poder,
no seu aspecto mais podre de toma lá, dá cá,
porque é isto: se eu não der algum ministério,
o PPB [de Eduardo Cunha] não vota;
.
se eu não puser o Luiz Carlos Santos, o PMDB não cimenta,
.
e muitas vezes – o que Dorothea diz tem razão –
.
fazemos tudo isso e eles não entregam o que prometeram”.
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/em-livro-fhc-diz-que-se-recusou-a-nomear-cunha-para-petrobras)
.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Cunha#Filia.C3.A7.C3.A3o_ao_PPB_e_aproxima.C3.A7.C3.A3o_com_Francisco_Silva)
((https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Progressista_(Brasil)#Partido_Progressista_Brasileiro_.28PPB.29))
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Cunha#Amizade_com_Garotinho_e_presid.C3.AAncia_da_Cehab)
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Cunha#Deputado_estadual_.282001-2002.29)
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Cunha#Deputado_federal_.282003-presente.29)
.
.
05/10/2015 - 13:57
..
Em episódio relatado em seu novo livro o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB)
.
conta que recusou um pedido do deputado Francisco Dornelles (PPB-RJ, hoje PP) para nomear
.
o Deputado Eduardo Cunha [então, também filiado ao PPB-RJ] para a diretoria comercial da Petrobras.
.
Segundo FHC, ele apontou “problemas com esse nome”,
relembrando o período em que Cunha foi presidente da Telerj.
.
“Nós os tiramos de lá no tempo de Itamar Franco porque ele tinha trapalhadas”.
.
Em outro trecho publicado pela piauí, Fernando Henrique relata com detalhes as negociações
para incluir o extinto PPB [antigo PDS, hoje PP] de Dornelles, Paulo Maluf (SP) e Esperidião Amin (SC)
no governo e, assim, viabilizar uma maioria no Congresso que garantisse
a aprovação das reformas cobradas pela sociedade [SIC! Leia-se: FMI].
.
“Parece que o PPB não aceita o Ministério da Reforma Agrária sem o Incra.
.
Luiz Carlos (Santos, PMDB, líder do governo na Câmara)
.
sugeriu que ampliássemos a oferta
.
e incluíssemos o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo (MICT).
.
Isso para mim é dolorido, por causa da Dorothea (Werneck, titular da pasta),
que é uma ministra de quem eu gosto, e ela tinha que ser avisada dessa manobra”,
registra o ex-presidente em 25 de abril de 1996.
.
O relato continua no mesmo dia.
.
“O (Pedro) Malan (ministro da Fazenda) veio com aquela
de que não quer saber do Dornelles (no MICT),
eu expliquei as circunstâncias e tal,
e ele disse que a Dorothea estava magoada.
Claro, eu sei que ela está magoada (…)
Fui à casa da Dorothea. Eu tinha que ir (…)
Dorothea é uma pessoa admirável
e fui ficando com raiva de mim mesmo.
.
Porque na verdade eu fiz a escolha de Sofia,
não tinha jeito, eu sei que não tem jeito,
porque ou tem o PPB [de José Janene],
ou não passam as reformas,
mas justamente em cima da Dorothea
é uma coisa muito pesada para ela e para mim (…)
.
Enfim, começo a sentir o travo amargo do poder,
no seu aspecto mais podre de toma lá, dá cá,
porque é isto: se eu não der algum ministério,
o PPB [de Eduardo Cunha] não vota;
.
se eu não puser o Luiz Carlos Santos, o PMDB não cimenta,
.
e muitas vezes – o que Dorothea diz tem razão –
.
fazemos tudo isso e eles não entregam o que prometeram”.
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/em-livro-fhc-diz-que-se-recusou-a-nomear-cunha-para-petrobras)
.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Cunha#Filia.C3.A7.C3.A3o_ao_PPB_e_aproxima.C3.A7.C3.A3o_com_Francisco_Silva)
((https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Progressista_(Brasil)#Partido_Progressista_Brasileiro_.28PPB.29))
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Cunha#Amizade_com_Garotinho_e_presid.C3.AAncia_da_Cehab)
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Cunha#Deputado_estadual_.282001-2002.29)
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Cunha#Deputado_federal_.282003-presente.29)
.
.
FrancoAtirador
.
O ‘Desmentido de Dornelles (PP, Chapa do Janene),
.
sobre haver indicado o nome de Cunha ao FHC:
.
“Eu poderia até fazer indicação
para Furnas, por exemplo,
mas, para a Petrobras, nunca”
.
.
05/10/2015 - 23:26
..
O ‘Desmentido de Dornelles (PP, Chapa do Janene),
.
sobre haver indicado o nome de Cunha ao FHC:
.
“Eu poderia até fazer indicação
para Furnas, por exemplo,
mas, para a Petrobras, nunca”
.
.
FrancoAtirador
.
EDUARDO CUNHA
.
Filiações Partidárias:
PPB, 1994-2003;
PP, 2003;
PMDB, 2003-…
.
(http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa/layouts_deputados_biografia?pk=74173)
.
.
JOSÉ JANENE
.
Filiações Partidárias:
PMDB, 1981-1986;
PDT, 1987-1992;
PP, 1992-1995;
PPB, 1995-2003;
PP, 2003-…
.
(http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa/layouts_deputados_biografia?pk=73776&tipo=1)
.
.
FRANCISCO DORNELLES
.
Filiações Partidárias:
PFL, 1987-1993;
PDS, 1993;
PPR, 1993-1995;
PPB, 1995-2003;
PP, 2003-…
.
CARGOS EM GOVERNOS
.
1979: Secretário da Receita Federal no Governo do General-Ditador João Figueiredo (ARENA)
.
1985: Ministro da Fazenda durante o Governo José Sarney (PMDB/PDS).
.
1996-1998: Ministro da Indústria e Comércio no 1º Mandato de Fernando Henrique (PSDB/PFL)
.
1999-2002: Ministério do Trabalho no 2º Mandato de FHC (PSDB/PFL)
.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Dornelles)
.
.
06/10/2015 - 00:44
..
EDUARDO CUNHA
.
Filiações Partidárias:
PPB, 1994-2003;
PP, 2003;
PMDB, 2003-…
.
(http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa/layouts_deputados_biografia?pk=74173)
.
.
JOSÉ JANENE
.
Filiações Partidárias:
PMDB, 1981-1986;
PDT, 1987-1992;
PP, 1992-1995;
PPB, 1995-2003;
PP, 2003-…
.
(http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa/layouts_deputados_biografia?pk=73776&tipo=1)
.
.
FRANCISCO DORNELLES
.
Filiações Partidárias:
PFL, 1987-1993;
PDS, 1993;
PPR, 1993-1995;
PPB, 1995-2003;
PP, 2003-…
.
CARGOS EM GOVERNOS
.
1979: Secretário da Receita Federal no Governo do General-Ditador João Figueiredo (ARENA)
.
1985: Ministro da Fazenda durante o Governo José Sarney (PMDB/PDS).
.
1996-1998: Ministro da Indústria e Comércio no 1º Mandato de Fernando Henrique (PSDB/PFL)
.
1999-2002: Ministério do Trabalho no 2º Mandato de FHC (PSDB/PFL)
.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Dornelles)
.
.
Urbano
05/10/2015 - 13:20
Fazer tentem não é andar….
Zilda
05/10/2015 - 12:16
Por mais boa vontade que tenhamos com Dilma não dá para não
saber que ela é responsável por boa parte do que estamos vendo agora.
Negou-se a governar, a fazer política como se fosse possível.
Escondeu-se, não deu nenhuma satisfação à população por ter dado esse
cavalo de pau no programa de governo. Quantas vezes era necessária a
Rede nacional para explicar o que estava acontecendo, pedir o apoio da
população. Nada disso foi feito. Pior: aceitou todo tipo de achincalhe,
de desrespeito como se fizesse parte do processo democrático. E não faz.
Só nessa republiqueta de bananas a autoridade máxima é desrespeitada
como tem sido e não há consequências. O pior: está sobrando para o PT,
para Lula, para o projeto que estava em andamento.
Julio Silveira
Deveria convir ao governo a companhia desses, até para que pudessem ser desmascarados ante a opinião publica se fosse apenas blefes oportunistas, como provam que são na maioria do casos, inclusive no partido da governante.
Mas ainda assim por desmascará-los a utilidade cultural já seria enorme.
Mas não, o governo prefere não correr o risco de apresentar alguém com possibilidade de vir a ser o que promete, e acabar criando uma concorrência real. Por isso tem preferido os parceiros mais abjetos de dentro do PMDB, que são os mais passiveis de serem comprados. Aliás, para sermos completamente sinceros, essa tem sido uma estratégia de todos os governos, que só prejudicam a cultura politica e o próprio país, por que tem criado e dado poder a gente da pior espécie, na politica desestimulando o surgimento de boas opções para o Brasil. A luta pelo poder tem favorecido os mais inescrupulosos ao invés dos mais virtuosos.
05/10/2015 - 11:43
A questão das justificativas sobre as opções que este
governo vem fazendo não me convencem. Todos sabemos que o PMDB é um
saco de gatos, e em muitos casos de gatunos, convivendo em harmonia
para proveito geral. Mas mesma lá tem alguns que querem por suas
ambições, mantem um discurso mais afinado com aquilo que busca-se para
evoluir o Brasil.Deveria convir ao governo a companhia desses, até para que pudessem ser desmascarados ante a opinião publica se fosse apenas blefes oportunistas, como provam que são na maioria do casos, inclusive no partido da governante.
Mas ainda assim por desmascará-los a utilidade cultural já seria enorme.
Mas não, o governo prefere não correr o risco de apresentar alguém com possibilidade de vir a ser o que promete, e acabar criando uma concorrência real. Por isso tem preferido os parceiros mais abjetos de dentro do PMDB, que são os mais passiveis de serem comprados. Aliás, para sermos completamente sinceros, essa tem sido uma estratégia de todos os governos, que só prejudicam a cultura politica e o próprio país, por que tem criado e dado poder a gente da pior espécie, na politica desestimulando o surgimento de boas opções para o Brasil. A luta pelo poder tem favorecido os mais inescrupulosos ao invés dos mais virtuosos.
Sidnei Brito
Eu acrescentaria, todos os congressistas foram eleitos dentro da regra do jogo, que é a do voto proporcional.
Não é de hoje que vemos excrescências. O cara é eleito presidente – ou governador, prefeito – e o mesmo eleitor lhe oferece um parlamento hostil.
Ou durante a campanha se fazem acordos de todo tipo, para ter tempo de propaganda, e terminada a eleição, aqueles acordos se esvaem – ou se mostram frágeis – antes mesmo de iniciado o governo.
Aí quando vem a “realpolitik” velha de guerra, a gente finge estar abismado com as esquisitices que rolam.
E alguém aí se lembra que no começo de seu primeiro mandato, Lula quis esnobar o PMDB? Parece que não deu – e não daria – muito certo, não?
05/10/2015 - 10:45
José Serra certa feita disse algo mais ou menos assim: “no
Congresso você tem todo tipo de congressista; só tem um tipo de
congressista que eu não vi lá: o congressista que não foi eleito”.Eu acrescentaria, todos os congressistas foram eleitos dentro da regra do jogo, que é a do voto proporcional.
Não é de hoje que vemos excrescências. O cara é eleito presidente – ou governador, prefeito – e o mesmo eleitor lhe oferece um parlamento hostil.
Ou durante a campanha se fazem acordos de todo tipo, para ter tempo de propaganda, e terminada a eleição, aqueles acordos se esvaem – ou se mostram frágeis – antes mesmo de iniciado o governo.
Aí quando vem a “realpolitik” velha de guerra, a gente finge estar abismado com as esquisitices que rolam.
E alguém aí se lembra que no começo de seu primeiro mandato, Lula quis esnobar o PMDB? Parece que não deu – e não daria – muito certo, não?
Mestre Jânio faz, como lhe é corriqueiro, uma análise sóbria do “modus politicandi” do Brasil e da inércia em não aceitar e não coonestar estas práticas deletérias, as quais se perdem no tempo e se “renovam” a cada período de [relativa] normalidade institucional, idem. Por fim, o governante não é senão o condutor, o gestor da política da Elite. Ou implementa como eles o querem ou leva um sacode, com o pomposo nome de Impeachment; ou sem.
A reeleição, corpo estranho ao Direito Eleitoral brasileiro, vem ainda tornar a política mais ininteligível ao cidadão, pois aprofunda o personalismo em detrimento da legítima e saudável representatividade e da alternância, esta que, mudando as peças partidárias, mas mantendo a matiz ideológica, seria de grandes valia e aprendizado para a população. Infelizmente, tal instituto já se incorporou ao hábito e ao Direito, sendo a sua revogação sequer aventada pela esquerda.
Mas, reitere-se: Jânio é um grande articulista.
Saudações “Os reajudiciários dizem sempre, a cada esbulho legal, ser apenas ‘um ponto fora da curva’, mas o Direito, no Brasil, é o Ponto Fora da Curva“,
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.