Lava Jato chegou na Oi e vai chegar no filho de Lula: antena cerca o presidente parabólico
Vou te repetir um link que este blog verberou a 2 de novembro do ano passado:
Repito também o de 8 de outubro do ano passado:
Ou seja: Portugal investiga há muito Lula e seu esquema.
Bem…
Em 1965, no governo Castelo Branco, foi criada a Embratel.
Em 1972, pela lei nº 5.792, foi criada a Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás) com a incumbência de centralizar, padronizar e modernizar as diversas empresas de telecomunicações concessionárias de serviços públicos que existiam, além da Embratel.
A Telebrás foi desativada pelo governo FHC em 1998 e reativada por Luiz Inácio Lula da Silva em 2010 para gerir o Plano Nacional de Banda Larga, as infraestruturas de fibra ótica da Petrobrás e da Eletrobrás e o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.
O Sistema Telebrás foi privatizado em função de uma mudança constitucional no ano de 1995, e com a promulgação da Lei Geral de Telecomunicações.
Em 2002 foi criada a Oi, braço de telefonia móvel da Telemar Norte Leste S.A. e, em 2007, a Oi tornou-se a marca única de todos os serviços. Em 2005 a Oi, inexplicavelmente, investiu R$ 5 milhões na desconhecida Gamecorp, empresa de games que tinha Fábio Luís Lula da Silva (o Lulinha) como sócio.
O presidente Lula, em 2010, interferiu para que a Portugal Telecom comprasse 23% do capital da Oi. Em 2011 as duas empresas se fundiram e a nova tele passou a operar no Brasil, Portugal e África. A PT injetou R$ 14 bilhões, mas trouxe uma dívida escondida de 897 milhões de euros.
A Oi entrou com pedido de recuperação judicial de R$ 65,4 bilhões, mas sua dívida inviabiliza qualquer tipo de negociação.
O pedido de recuperação judicial da Oi, que cita no processo R$ 65,4 bilhões em dívidas, é o maior da história do Brasil, segundo levantamento do especialista Guilherme Marcondes Machado, da PLKC advogados. Até então, o maior era o da Sete Brasil (empresa de sondas de águas ultraprofundas), que envolveu R$ 19,3 bilhões
Foi furo do jornal O Globo, confira o link:
A Andrade Gutierrez foi a empreiteira que comprou por 4 milhões de reais a empresa de Lulinha, em 2005. Via Sergio Andrade, Lulinha vendeu à Telemar, do mesmo Sérgio, seu negócio de Ronaldinho. O MPF inocentou Lulinha.
A Telemar ficou tão grande que virou a Oi.
Agora a Lava jato chega nisso..
O ex-presidente Lula se tornou alvo de mais um inquérito na Lava Jato. Desta vez, o motivo é a antena da operadora Oi instalada próxima ao sítio de Atibaia, interior paulista, que é atribuído a ele.
Os investigadores da força-tarefa querem apurar a relação entre Lula, a Oi e a Andrade Gutierrez, uma das controladoras da empresa de telefonia na época da instalação, em 2010, e se a instalação da antena foi uma contrapartida de um suposto favorecimento que o ex-presidente possa ter dado a essas empresas.
Em seu acordo de delação premiada, a Andrade Gutierrez não mencionou o episódio, segundo reportagem da Folha de S. Paulo publicada neste domingo 2 sobre o assunto. O executivo Otávio Azevedo teria dito aos investigadores que a autorização para a antena não teria passado por ele.
Reportagens divulgadas na imprensa apontaram que o responsável pela instalação da antena teria sido José Zunga Alves de Lima, ex-sindicalista, que seria amigo de Lula e hoje é funcionário da Oi.
A assessoria de imprensa de Lula destaca, em sua defesa, que a investigação da instalação da antena “não tem nada a ver com a Petrobras” e está “completamente fora da área de atuação da Lava Jato”.