terça-feira, 1 de setembro de 2015


No Brasil, qual é a regra do jogo?

image

Como todos sabem, estreou esta semana A Regra do Jogo, a nova novela das 21h da Rede Globo. Aparentemente será mais uma novela que pretende “retratar” o Brasil, para além do esforço da emissora de reverter audiências desfavoráveis. A novela anterior, Babilônia, perdeu para a rival Os 10 Mandamentos, da Record, em alguns dias, horários e praças como Recife e Belém.
Mas seja como for, na nova novela global estão um ex-político ambíguo, um jovem no presídio, uma jovem que confessa um roubo, uma oportunista, e por aí vai. O que parece dar a liga a esta galeria de tipos é justamente o nome da novela: a regra do jogo. Não sei o que será da trama nem de seu ibope, mas o título parece realmente sugerir algo sobre os tempos atuais. 
A política brasileira passa momentos de barata voa. O último episódio disso foi a entrega do Orçamento 2016 com previsão de rombo – o que na prática transfere o comando da gestão das finanças públicas de Dilma (a presidente) para o Congresso Nacional. Congresso dividido em 28 partidos, formado por federações de interesses, estando suas maiores legendas – PT, PMDB, PSDB – cindidas cada uma do seu jeito. O que cortar de gastos, o que gerar de receitas, como reanimar a economia, diminuir o desemprego, para onde vai o país? Qual é a regra do jogo?
De certa forma, ao passar adiante o Orçamento 2016 com rombo para o Congresso, Dilma explicitou a crise brasileira, levou-a a seu ponto de fervura. Como que se dissesse à sociedade e seus representantes (entre estes, ela própria): resolvam-se! Com seu estilo alheio, Dilma vai conduzindo tanto quanto é conduzida pela crise. 
No Brasil atual, porém, a regra nem o jogo parecem estar claros para nenhum dos jogadores – e isto é um baita problema ou que alguns chamam de “crise política”. Talvez seja algo mais profundo e menos circunstancial. Algo que tenha começado a se expressar lá atrás, nas manifestações de junho de 2013, quando foi escancarada a crise de representação na sociedade brasileira. 
Seja como for, com a renda das famílias caindo e desemprego subindo, o público tem pressa. Para eleitores e cidadãos a regra do jogo é aquela que lhes melhore a vida.
Siga-me no twitter! (@rogerjord)